Por um congresso democrático e plural da ANPG!

 

Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, em Brasília, ocorrerá 26º Congresso Nacional dos Pós-Graduandos. Em uma conjuntura tão adversa para o país e para a universidade pública, com um governo que continua a avançar nos cortes de investimentos públicos na produção de ciência e tecnologia e na assistência estudantil, concomitante à intensificação da lógica produtivista em detrimento da qualidade e referência social dos programas de pós-graduação. Esses ataques fazem parte de um contexto mais amplo de fortalecimento do neoliberalismo, de restrição aos direitos sociais e das liberdades democráticas.

Nesse sentido, é fundamental o fortalecimento de entidades democráticas e presentes no cotidiano dos pós-graduandos brasileiros. Uma entidade democrática se fortalece com a diversidade de ideias e projetos, independente de partidos políticos. Sabemos do desafio que é organizar uma entidade ampla, presente, representativa e combativa de pós-graduandos.

Infelizmente, em algumas eleições para o congresso nacional da ANPG, chapas críticas a atual direção majoritária da entidade estão sendo burocraticamente vetadas do processo. Os processos eleitorais para delegados ao Congresso estão apenas iniciando e já temos casos assim em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife. Apresentamos profunda preocupação com as práticas adotadas e apreensão quanto à continuidade do período eleitoral.

As entidades e diretores que assinam esta carta defendem a mais ampla participação de pós-graduandos no Congresso Nacional de Pós-Graduandos, o direito ao contraditório no debate político e a inscrição de chapas independente de suas críticas à direção majoritária. Compreendemos que o diálogo e respeito às diferenças é fundamental para construirmos a necessária unidade em defesa da produção de ciência e tecnologia socialmente referenciada, crítica e popular.

APG-ESALQ/USP
APG-UFLA
APG-UFRGS
APG-UFRJ
APG-UFSC
Comissão Pro Apg – Ufac

Alice Pina (UFRJ) -Diretora de Instituições Públicas da ANPG
Giovanny kley (Fael) – Diretor de Saúde ANPG
Larissa Cordeiro (UFLA) – Diretora de Ensino à distância da ANPG
Marielle Tainara (UFSC) – Diretora de Políticas Institucionais da ANPG
Pedro Henrique (UERJ) – Diretor de Ciências e Tecnologia da ANPG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *