Blog

Assembléia da Pós-graduação

Prezad@s,

A Associação dos pós-graduandos/UFLA convida tod@s discentes à participarem da primeira Assembleia da pós-graduação deste ano.

A participação de tod@s é muito importante, pois serão discutidos temas urgentes e importantes que nos afetam diretamente.

Lembrando que a Assembleia é o espaço coletivo de tomada de decisões, nesse sentido, a presença do maior número de pós-graduandos é fundamental para que possamos exercer as funções da APG de acordo com as demandas daquel@s que são representad@s por nós.

PAUTAS:

– Apresentação da gestão Marielle Franco-2018

– Assistência estudantil

– Portaria designada pela portaria nº 1.288/2017 (relação institucional APG x UFLA)

– Centralização das secretarias

DATA:24/05/2018

HORA: 13H

LOCAL:ANFITEATRO DO DEX

Por um congresso democrático e plural da ANPG!

 

Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, em Brasília, ocorrerá 26º Congresso Nacional dos Pós-Graduandos. Em uma conjuntura tão adversa para o país e para a universidade pública, com um governo que continua a avançar nos cortes de investimentos públicos na produção de ciência e tecnologia e na assistência estudantil, concomitante à intensificação da lógica produtivista em detrimento da qualidade e referência social dos programas de pós-graduação. Esses ataques fazem parte de um contexto mais amplo de fortalecimento do neoliberalismo, de restrição aos direitos sociais e das liberdades democráticas.

Nesse sentido, é fundamental o fortalecimento de entidades democráticas e presentes no cotidiano dos pós-graduandos brasileiros. Uma entidade democrática se fortalece com a diversidade de ideias e projetos, independente de partidos políticos. Sabemos do desafio que é organizar uma entidade ampla, presente, representativa e combativa de pós-graduandos.

Infelizmente, em algumas eleições para o congresso nacional da ANPG, chapas críticas a atual direção majoritária da entidade estão sendo burocraticamente vetadas do processo. Os processos eleitorais para delegados ao Congresso estão apenas iniciando e já temos casos assim em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife. Apresentamos profunda preocupação com as práticas adotadas e apreensão quanto à continuidade do período eleitoral.

As entidades e diretores que assinam esta carta defendem a mais ampla participação de pós-graduandos no Congresso Nacional de Pós-Graduandos, o direito ao contraditório no debate político e a inscrição de chapas independente de suas críticas à direção majoritária. Compreendemos que o diálogo e respeito às diferenças é fundamental para construirmos a necessária unidade em defesa da produção de ciência e tecnologia socialmente referenciada, crítica e popular.

APG-ESALQ/USP
APG-UFLA
APG-UFRGS
APG-UFRJ
APG-UFSC
Comissão Pro Apg – Ufac

Alice Pina (UFRJ) -Diretora de Instituições Públicas da ANPG
Giovanny kley (Fael) – Diretor de Saúde ANPG
Larissa Cordeiro (UFLA) – Diretora de Ensino à distância da ANPG
Marielle Tainara (UFSC) – Diretora de Políticas Institucionais da ANPG
Pedro Henrique (UERJ) – Diretor de Ciências e Tecnologia da ANPG

Participe da Mostra Científica da ANPG que ocorrerá durante o Congresso em Brasília!!

A Mostra Científica do 26º Congresso Nacional de Pós-Graduandos da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), que tem como tema Pós-graduandos em defesa da Ciência, da Universidade e do Brasil: o que é público não se vende”, visa receber trabalhos acadêmicos de estudantes de pós-graduação das mais diversas instituições de ensino e pesquisa do país, sendo estes provenientes de diferentes estudos, em andamento ou concluídos.

Participar da mostra é boa oportunidade para obter certificado e publicação do resumo nos anais, além de trocar experiências acadêmicas com os colegas pós-graduandos, e participar também do Congresso da ANPG que discute os direitos dos pós-graduandos, desenvolvimento nacional e políticas educacionais, elegendo a nova diretoria e a plataforma de gestão de entidade.

Para participar, basta se inscrever e pagar o valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e deve ser feito por meio de depósito identificado na conta da ANPG (Banco do Brasil / Agência: 4328 -1 / Conta: 6698-2 / Favorecido: Associação Nacional de Pós-Graduandos – CNPJ 30.117.154/0001-29). O pagamento deverá ser feito até a data limite para submissão de trabalhos e o comprovante bancário deverá ser enviado para o e-mail mostracientifica@anpg.org.br.

Atenção nas datas:

CRONOGRAMA
Prazo Data limite para submissão de resumos 15/05
Divulgação da Lista Final da aprovação 31/05
Mostra Cientifica do 26 CNPG 29 e 30/06
Data limite para envio dos artigos completos para publicação nos anais 15/06
Publicação dos anais da Mostra Cientifica do 26° CNPG 31/08/2018

Veja o edital completo aqui: Edital Final.Mostra Científica do 26º CNPG

AVISO AOS PÓS GRADUAND@S:

Devido à ausência de chapas inscritas para a coordenação da Associação de pós -graduandos (APG-UFLA) para este ano, a atual coordenação retifica o Edital nº 1/2018 e estende o prazo de inscrições até o dia 06/04/2018. A data da eleição também será alterada para o dia 11/04/2018 das 9 ás 18 hrs na cantina central. É válido ressaltar a importância da representatividade e participação d@s pós-graduand@s nos espaços de tomada de decisões da nossa Universidade. Fiquem atentos às novas informações. Atenciosamente,
Gestão R(e)xistir.

Reunião com FAPEMIG para responder: Cade a bolsa?

Na última sexta-feira, 16 de março, aconteceu a primeira reunião entre a FAPEMIG, ANPG e Associações de Pós-graduandos de 06 universidades sendo elas: UFMG, Unimontes, UFV, Fiocruz, UFLA, UFJF e Faculdade Milton Campos, em defesa da ciência, tecnologia e inovação em Minas.

A reunião contou ainda com a presença da UEE- União Estadual dos Estudantes que representou os bolsistas de iniciação cientifica, as empresas juniores e startups universitárias.

” Estamos dispostos a promover um grande encontro entre todas as áreas que produzem conhecimento na universidade. Sabemos que a ciência vem sofrendo vários ataques desde a extinção do ministério da ciência e tecnologia no inicio do governo Temer. Precisamos juntos encontrar saídas e defender o modelo de país que queremos” Luanna Ramalho ( Presidente da UEE Minas)

A reunião teve como pauta principal o apoio da Fapemig na criação de um grupo permanente de trabalho entre FAPEMIG, ALMG (Comissão de Educacao Ciência e Tecnologia) e Governo de Minas (Secretaria da fazenda e SEDECTES) para encontrar solucões para o financiamento da ciência em Minas e criacão de ambientes em comum entre academia e industria para o favorecimento da inovacão.

“Sabemos que Minas Gerais passa por um momento de crise, queremos colocar o investimento em ciência de volta na prioridade. Acreditamos que a saída da crise é um novo projeto de desenvolvimento pra Minas e que não existe desenvolvimento sem investir em ciência, tecnologia e inovação que são produzidas em sua maioria pela pós- graduação” Laís Moreira (vice-regional sudeste da ANPG)

 

Cade minha bolsa Fapemig?

“Nós sabemos que a maior parte da pesquisa no Brasil é produzida na Pós-graduação. Portanto se torna questão prioritária e estratégica o investimento nesta área. As bolsas cumprem papel muito importante, pois além de fomentar a pesquisa garantem as condições básicas para que os pós graduandos tenham condição de permanecer dedicados a sua pesquisa. Muitos dependem da bolsa para questoes de primeira ordem como alimentacao, transporte e aluguel.
Temos vivido uma irregularidade por parte do pagamento das bolsas Fapemig, não é a primeira vez que ocorrem atrasos e desconfortos. Nós da ANPG, APGs locais e bolsistas estamos em campanha pelo pagamento das bolsas de dezembro. Mas, mais que isso, em campanha para que possamos juntos encontrar saidas para que esta situacao nao se naturalize e nem evolua para futuros cortes. Bolsa não é despesa é investimento nos Mineiros e em um projeto de desenvolvimento pra Minas Gerais. ”

Laís Moreira – Vice sudeste da ANPG

 

https://chat.whatsapp.com/EUNXn2Vj3g1INMMqTPIBm2

Representatividade dos PG nos Órgão de Assessoramento da PRPG Strito Senso

Olá a gentes, boa tarde!!

Joias?
Favor repassar aos Pós-Graduandos(as) da UFLA!
O CUNI aprovou uma nova resolução que atualiza e regulamenta o funcionamento da PRPG (Resolução CUNI Nº 037, DE 16 DE AGOSTO DE 2017). Com isso, temos a possibilidade de indicar representantes discentes interessados em participar dos órgãos de Assessoramento da Pró-Reitoria Adjunta de Pós-Graduação Stricto sensu, sendo estas:
* Conselho de Pós-Graduação Stricto sensu;
* Câmara de Assuntos Acadêmicos;
* Câmara de Estruturação Acadêmica;
* Câmara de Reconhecimento de Títulos;
* Câmara de Internacionalização;
* Câmara de Bolsas..
Assim, a gestão [R]Existir esta organizando o processo da seguinte forma:
*Até o dia 16/11, os interessados devem enviar por e-mail nomes, matriculas, curso e qual o órgão de interesse em participar.
*Dia 17/11 – Divulgaremos a lista dos interessados no site da apg.
*Dia 24/11 – 12h – sede da APG – Realizaremos a reunião para elegermos nossos representantes. Todos os interessados (se candidatando ou não) devem comparecer à reunião.
Atenciosamente,